Em dúvida sobre comprar casa ou apartamento? Leia nossa guia completo e compare as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel.

Vejo que nem sempre as pessoas conseguem se decidir facilmente entre comprar ou alugar uma casa ou apartamento. Ainda assim, uma vez que tenham a chance de escolher e o orçamento é forte o suficiente para apoiar sua decisão, elas começam a empregar suas preferências pessoais e isso determina e conduz todo o processo. Vou explicar melhor.

As pessoas geralmente são divididas com base em: preferem morar em apartamento ou preferem morar em casa. Há também uma parcela que é bastante propensa a mudar de ideia após uma análise adequada de vantagens/desvantagens.

Mesmo que você não esteja fazendo a compra da vida, é melhor alugar uma casa ou um apartamento? Não há uma resposta geral para essa questão, pois a escolha é pessoal e investir em um imóvel depende de vários fatores.

No entanto, uma análise adequada dos prós e contras das duas opções é uma boa maneira de começar a decidir.
Casa ou apartamento: vantagens e desvantagens
As vantagens e desvantagens de morar em um apartamento

Viver em um apartamento de luxo ou regular significa ter acesso a uma variedade de conveniências e comodidades, e este não é exatamente o caso de casas.

Lojas de bairro, piscinas, academias de ginástica, churrasqueiras comunitárias, estacionamento e serviços de segurança são apenas algumas dessas delícias acessíveis.

Em termos de segurança, os apartamentos são a melhor escolha. Edifícios residenciais são monitorados 24 horas por dia, por guardas de segurança e porteiros ou sistemas de segurança que permitem a entrada apenas com cartões ou códigos de segurança.

Isso significa que ladrões não conseguem entrar facilmente nos condomínios, mas também que dificilmente passariam despercebidos pelos seus vizinhos.

Além disso, as casas têm responsabilidades: uma vez que algo é quebrado ou deixa de funcionar, você é o único responsável por lidar com isso ou chamar uma equipe de manutenção para consertá-lo.

Pode ser uma experiência problemática, já que encanadores e eletricistas levarão tempo para localizar o imóvel e provavelmente cobrarão uma fortuna pelo serviço mais simples.

Por outro lado, os edifícios residenciais possuem equipes de manutenção próprias, que podem cuidar de seus problemas em pouco tempo. Isso significa que você ficará menos estressado e ansioso, e não pagará nada extra para corrigir esse problemas.

O melhor lado de morar em um apartamento, no entanto, é interação e comunicação. Você estará cercado de pessoas que querem socializar e é muito provável que você crie amizades e relações para toda a vida.

Se você realmente gosta de conhecer gente nova, fazer cafés ou churrascos, os apartamentos são o lugar perfeito para você.

No entanto, nem tudo são flores sobre apartamentos. Eles vêm com um conjunto de desvantagens (aquelas que são bem embrulhadas e quase invisíveis à primeira vista).

Para muitas pessoas, o fator decisivo é o tamanho: os apartamentos são na maioria das vezes menores que uma casa comum. E, portanto, as oportunidades de decoração e personalização precisam ser adaptadas.

Um consolo modesto para essa desvantagem é que você terá menos espaço para limpar.

Outra preocupação quando se vive em um apartamento é a privacidade. Estar cercado por tantas pessoas pode parecer estranho para quem está acostumado a morar em casas.

Especialmente, uma vez que é preciso lidar com os hábitos “menos amigos” de seus vizinhos de porta mais próximos.

Vizinhos são cantores, ótimos anfitriões de festa ou pais de um bebê chorando. Nesses casos é preciso ser tolerante do jeito que gostaria que eles fossem com você.

Os apartamentos também não são a melhor recomendação para donos de cães. Quando você possui um cachorro em um apartamento, tanto você quanto o cachorro terão dificuldades para compartilhar um ambiente menor.

Ainda assim, gatos ou outros animais de estimação pequenos não terão problemas com o tamanho do seu apartamento. Eles vão se ajustar ainda mais rápido que você.

Resumindo, a decisão de comprar ou alugar um apartamento é uma questão de necessidades e preferências pessoais.

Algumas pessoas escolhem apartamentos porque não têm muito dinheiro para gastar naquele momento. Outros porque moram sozinhos e não precisam de muito espaço.
Enquanto alguns simplesmente amam esse estilo de vida residencial e seu aspecto social.

Os apartamentos também são perfeitos para pessoas que querem manter as despesas baixas ou que estão passando por um período “transitório” em suas vidas e não sabem o que farão em seguida.

Como você já viu, morar em um apartamento tem seu lado bom e ruim. E você tem que compará-los antes de tomar uma decisão apropriada.

As vantagens e desvantagens de morar em uma casa

 

Você quer que as pessoas o visitem e desfrutem de suas festas? Uma casa é definitivamente o que você precisa!

Ter grandes salas de jantar e quintais incríveis é perfeito para organizar reuniões amistosas. Especialmente, se você tiver quartos de hóspedes suficientes para receber seus convidados.

Proprietários de casas concordam que ter uma casa fornece mais liberdade: você é totalmente livre para fazer seus próprios ajustes, adicionar ou estender peças e decorá-la de acordo com seus próprios desejos.

Você pode se esforçar para obter uma permissão de construção, mas se você é dono da terra, você é teoricamente capaz de fazer o que quiser com ela. Basicamente, sua casa, suas regras!

Quando você compra uma casa, ela geralmente tem uma garagem ou um espaço de estacionamento, enquanto garantir isso na frente de um prédio lotado pode se transformar em um verdadeiro pesadelo, caso você tenha escolhido uma unidade de apartamento sem garagem.

Casas também são ótimas para lidar com questões de privacidade: você poderá fazer o que quiser, sem ter vizinhos “no pescoço” por causa de música alta, passos matinais ou festas na varanda.

Quando você mora em uma casa, você poupa os vizinhos de reclamarem ou mesmo que seus olhos curiosos de “gravarem” o que está acontecendo com você.

Você pode não ser o jardineiro mais apaixonado, mas certamente não recusará um quintal agradável, onde poderá relaxar e beber uma boa taça de vinho. Quem sabe, talvez você até se sinta inspirado a plantar algumas flores um dia.

Se você mora em uma região quente também deve considerar uma casa. As casas geralmente são mais frias que os apartamentos e com o isolamento adequado e a sombra da árvore, não haverá necessidade de ar condicionado.

Por último, mas não menos importante! As casas são muito maiores do que os apartamentos, o que lhe dá a oportunidade de experimentar soluções de design e modificar o espaço de acordo com as suas necessidades.

Ainda assim, nem tudo sobre casas é tão perfeito. Um espaço maior exigirá maiores esforços de manutenção, com tons de piso e janelas para manter em perfeitas condições.

Uma grande área ao ar livre também não facilitará as coisas. Além disso, é muito provável que você gaste uma boa parte de seu orçamento mensal com conta das contas de eletricidade, água e gás.

Além disso, comprar uma casa é igual a fazer um compromisso vitalício. Uma casa precisa de cuidados e atenção constantes e, portanto, não é a escolha certa para pessoas que passam a maior parte do tempo trabalhando ou viajando.

Seja qual você escolher, casa ou apartamento, certifique-se de que a opção atenda à s suas necessidades e desejos pessoais. Não apenas aquelas que você tem no momento, mas também as possíveis.

O mais importante é encontrar um lugar que ofereça tudo o que você precisa e crie uma sensação calorosa de simplicidade e felicidade.

Fale com um de nossos corretores ONLINE!
15 3031-1709

 

Message Us on WhatsApp